quarta-feira, 20 de abril de 2011

Alergia

Alergia alimentar




Qual a frequência da alergia alimentar?

Como se manifesta a alergia alimentar?

Como se faz o diagnóstico de alergia alimentar?

Alergia alimentar e reactividade cruzada

A educação do doente com alergia alimentar.



Qual a frequência da alergia alimentar?

A alergia alimentar atinge cerca de 1-2 % da população geral nos países industrializados e mais de 8% das crianças. O número de indivíduos com reacções graves de causa alérgica, após ingestão de alimentos, tem vindo a aumentar.

As reacções a alimentos poderão não ter uma causa alérgica, designando-se então como reacções alimentares adversas.



Como se manifesta a alergia alimentar?

A alergia a um determinado alimento origina, habitualmente, o aparecimento dos sintomas poucos minutos após a ingestão. Estas reacções denominadas imediatas podem atingir a pele e mucosas, as vias respiratórias, os sistemas gastrointestinal e cardiovascular de uma forma isolada ou combinada. Surgem, assim, manifestações de urticária, angioedema, rinoconjuntivite, asma e choque anafiláctico.



As manifestações clínicas de tipo imediato mais frequentes são a urticária, o angioedema, e a síndrome de alergia oral. As reacções anafilácticas são mais raras. Assumem, no entanto, uma importância primordial já que se desencadeiam muito rapidamente, colocando em risco a vida do doente quando não tratadas de forma imediata e adequada. Outras manifestações de alergia alimentar incluem reacções retardadas que ocorrem em doenças como a dermatite atópica e a enteropatia ao glúten. São mais difíceis de diagnosticar porque, muitas vezes, decorre muito tempo entre a ingestão alimentar e a ocorrência dos sintomas.



As manifestações clínicas de alergia alimentar variam com a idade. Na infância, a forma de apresentação mais frequente é a dermatite atópica. O leite, ovo, frutos secos, soja, trigo, peixe e marisco são os alimentos mais frequentemente envolvidos. Em contraste, no adulto são habituais as reacções imediatas, e para além da sensibilização a frutos secos, peixe e marisco, a reactividade a alimentos de origem vegetal é relativamente comum.



A síndrome de alergia oral caracteriza-se pelo aparecimento de angioedema e prurido dos lábios, língua, palato e laringe quando o agente causal, habitualmente um fruto fresco ou vegetal, contacta com a mucosa oral do indivíduo alérgico. Na sua maioria, os doentes estão sensibilizados a pólens. Um exemplo é a polinose a bétula/vidoeiro e síndrome de alergia oral após ingestão de maçã ou avelã. Esta sensibilização múltipla e simultânea deve-se à existência de reactividade cruzada a certas proteínas com estruturas similares que ocorrem, naturalmente, em plantas de diferentes origens.



A urticária caracteriza-se, sobretudo, pelo aparecimento de comichão e erupções cutâneas de diversos tamanhos, em zonas de pele vermelha.As manifestações gastro-intestinais na alergia alimentar mais frequentes são as náuseas, os vómitos, as cólicas abdominais e a diarreia.As reacções anafilácticas caracterizam-se pela ocorrência de sintomas envolvendo simultaneamente os sistemas cutâneo-mucoso, respiratório, cardiovascular e gastro-intestinal.



Em alguns países a ingestão de amendoim é a causa mais comum de reacções fatais. Quantidades mínimas deste alimento podem ser suficientes para induzir reacções anafilácticas em indivíduos sensibilizados. A ingestão acidental inadvertida pode ocorrer, particularmente, por contaminação durante o processamento industrial de outros alimentos.



Como se faz o diagnóstico de alergia alimentar?

O diagnóstico de alergia a alimentos é fundamentado, em primeiro lugar, na história clínica. Contudo, se existem casos em que a relação causal com a ingestão de determinado alimento é evidente, noutras situações esta relação não é clara. O preenchimento pelo doente de um diário alimentar completo, bem como a descrição das actividades diárias, durante um período de tempo relativamente longo, pode ser essencial para evidenciar qual ou quais os alimentos suspeitos.



Em certos casos, determinados alimentos só originam a ocorrência de sintomas de alergia alimentar quando o doente realiza esforço físico, após a ingestão dos mesmos. Muitas vezes os doentes identificam os alimentos responsáveis pela ocorrência dos sintomas deixando definitivamente de os ingerir. Esta atitude habitualmente não acarreta consequências indesejáveis tratando-se de alimentos isolados.



Contudo, e particularmente nas crianças, a adopção de dietas demasiadamente restritivas poderá acarretar défices nutricionais. É fundamental que o diagnóstico de alergia alimentar seja estabelecido por um Imunoalergologista. Quando necessário, o aconselhamento para manter uma dieta nutritivamente equilibrada será também orientado por um nutricionista. A interpretação dos resultados dos testes cutâneos de alergia e das determinações sanguíneas de IgE específica exige experiência e perícia. Um teste cutâneo positivo a um determinado alimento não implica, necessariamente, ocorrência de alergia.



Crianças com história de alergia a um determinado alimento podem desenvolver tolerância, isto é passar a poder ingeri-lo,mantendo reactividade cutânea a esse alimento. Por outro lado, um teste cutâneo negativo não permite excluir peremptoriamente o diagnóstico de alergia alimentar. Alguns alergenos alimentares podem ser destruídos durante a preparação de extractos comerciais, conduzindo a testes cutâneos falsamente negativos. Torna-se, assim, também necessária a realização de testes por picada utilizando o alimento fresco.



O teste de provocação oral que consiste, basicamente, na ingestão de quantidades crescentes do alimento suspeito poderá ser necessário para estabelecer o diagnóstico definitivo de alergia alimentar. A execução deste teste não é isenta de riscos, devendo ser sempre efectuado por Especialista experiente, em ambiente hospitalar e vigilância ao longo de pelo menos 24 horas. Para além do seu papel no estabelecimento do diagnóstico de alergia alimentar constitui também um método de avaliação do desenvolvimento de tolerância, no acompanhamento a longo prazo deste doentes.



Alergia alimentar e reactividade cruzada

Para além da alergia respiratória a pólens, associada a alergia alimentar a frutos e vegetais, outras sensibilizações podem ocorrer para alergenos inalados e ingeridos. Por exemplo, a asma e rinite a ácaros pode associar-se a alergia alimentar ao caracol e/ou marisco. Proteínas comuns, existentes nos alimentos e partículas inaladas, explicam a ocorrência de reactividade cruzada. Num mesmo grupo de alimentos pode verificar-se a existência de reactividade cruzada, pela ocorrência de alergia a proteínas de estrutura semelhante. As proteínas dos peixes constituem um exemplo e explicam a extensa reactividade cruzada entre espécies distintas.



A educação do doente com alergia alimentar

Uma vez estabelecido o diagnóstico de alergia alimentar, o doente é aconselhado a evitar o(s) alimento(s) responsáveis pela ocorrência dos sintomas. É importante salientar que para além de ingeridos na sua forma natural, determinados alimentos são utilizados como ingredientes. Assim o doente alérgico deve habituar-se a consultar os rótulos das embalagens de todos os produtos que consome. A identificação do ingrediente proveniente do alimento a que é alérgico evitará um consumo inadvertido e a ocorrência de uma reacção que poderá ser grave.



A maioria das alergias alimentares resolvem-se até à idade escolar. Exceptuam-se alguns grupos de alimentos tais como os frutos secos, peixes e mariscos. Se a alergia alimentar surge na idade adulta é menos provável o seu desaparecimento. Nas reacções anafilácticas o tratamento imediato é imprescindível. O doente deve ter a noção de que mesmo tomando todos os cuidados, uma ingestão acidental pode ocorrer. Em casos seleccionados a prescrição de adrenalina para auto-administração poderá estar indicada



Fonte:http://www.riosemgluten.com/alergia_alimentar.htm

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Consulta na alergo

Hoje fomos na alergo, concordamos que iremos fazer uns teste durante dois meses, caso ela tenha reaçoes vamos refazer a endoscopia,,,,,,,,,,


Pediu para tirar a Ana Isadora da escola durante esse periodo dos teste.



Alimentos pra teste

Batata doce, tapioca, cuscuz

melancia, melão

Por ultima reteste do avestruz



Retorno na alergo e na gastro dia 18 de junho.......
Lista de exames
IGE total
IGA
IGG
IGe pra leite, clara de ovos, gema, frango, trigo, sola, entre outros vou fzer na segunda.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Sonhos e fantasia

Hoje estou super feliz, feliz mesmoooooooooo, chegaram os biscoitos e ovos que comprei do sos alergia, assim minha querida Isadora vai ter uma pascoa de criança. Eu claro ja dei um dos chcolate que comprei, e ela ficou super adimirada, nem acreditava que podia comer chocolate, mais deixei bem claro que ela só podia os que a mamãe desse a ela.........

Quardei o ovo pro domingo e uns pirulitos pra festa da escola,

terça-feira, 5 de abril de 2011

Pneumonia

Nossa parece que estou no meio de um furacão.......
è A isadora teve que voltar pro aerosol e predisin, pois o pumão votou a fiar cheio, mesmo assim nada estava resolvendo.
Passou a noite toda com febre alta, e muita tosse com vomitos, hoje cedo levei ela pra pediatra, fizemos um Raiox, que deu uma infecção respiratória(pneumonia), pense no medo, pois como ela tem alergia a vaios antibioticos, esse era o meu medo, mais como medico disse temos que arriscar, pois não temos escolha.
Cefaclor monoidrato- esse é o antibiotico
Vou esperar pra ver como ela reage.

Curtição

Curtição
Adoro esse banho.

alimentação

alimentação
Minha primeira papinha